top of page
Buscar
  • Espaço a'mais

Questão de tom

por Dalva Maria Madureira Ottoni


Ando buscando uma resposta para dar ao meu filho. Vendo-me pendurada no computador, escrevendo, ele pergunta se escrever é lazer ou trabalho. Por eu estar aposentada, ele sustenta que meu novo interesse é um lazer. E deduz que eu não poderia dizer um ai.


Eu digo.


Eu dobro meu corpo para escrever. Eu reviro escombros. Minha carne se abre em ais.


Não se torce a letra sem dor.


E nem todos os ais lamentam.


A escrita tem sido um passeio nos quintais de minha infância. Descubro restos. Ressurgem com o brilho de lá. Às vezes, é tanta ventura que guardo para o dia seguinte a continuidade daquela descobrição. Mas só às vezes. Noutras, é um pedido.


Chamo de ofício o fazer escrita. Chamo de trabalhos os meus escritos.


Perguntas de filho são as mais afinadas.


Conta-se que a empregada de Tom Jobim, vendo-o podar roseiras, dizia-lhe para não ter esse trabalho, pois ela mesma o faria. Ele respondia que não era trabalho. Que aquele momento era de descanso. Porém, quando ela o via entregue à rede, falava: Descanse mesmo, Sr. Tom. E ele: Agora eu estou trabalhando.




Imagem: foto de Nauali Muhsen Madureira

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page